segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

GRUPO DE CATIRA SE APRESENTA EM LOURDES

O grupo de Catira “Novos Araçás” esteve na cidade de Lourdes (SP) a convite do prefeito Franklin Quirino para a inauguração do Centro Cultural da cidade “Francisco Merline”. O nome do local é uma homenagem ao morador lourdense, que foi muito conhecido na região como um grande catireiro.

Acompanhados por uma das responsáveis pelo projeto, Cláudia Colli, o grupo de Araçatuba foi carinhosamente recebido. O “Novos Araçás” é um projeto do Governo Municipal de Araçatuba, desenvolvido pelas secretarias de Educação e Cultura. “O nosso projeto recebe elogios, pois conseguimos resgatar uma cultura com a qual muitas pessoas se identificam”, disse Cláudia. O município de Lourdes já foi conhecido como a “terra da catira”.

Histórico do grupo “Novos Araçás”

O Grupo de Catira “Novos Araçás” foi criado em 2009 por meio de um projeto desenvolvido pelas Secretarias de Educação e Cultura, com o objetivo de resgatar e tornar popular novamente esta manifestação da cultura caipira. Hoje o grupo é composto por dez integrantes, entre professores de Educação Física e Artes da rede pública municipal e violeiros profissionais, além de pessoas da comunidade, tendo como missão divulgar e incentivar a dança catira para toda a sociedade.

O grupo tem participado de diversas apresentações de destaque: apresentação no show do cantor Sérgio Reis; da dupla João Carreiro e Capataz; da dupla Hugo e Tiago; na festa do Peão de Barretos em 2010; na festa agropecuária de Rio Preto e dos eventos da Queima do Alho de Araçatuba.

O Governo Municipal incentiva todas as manifestações culturais, criando oportunidades para que todos possam mostrar seus trabalhos e resgatando elementos enraizados na cultura da nossa região, como a catira.

1 comentários:

Wágner Kiia disse...

Achei muito importante essa manifestação, valorizando a cultura do nosso país e assim tendo um concreto pesamento de entender as divercidades brasileiras.Wagner Souza. Parabéns.